Diastemas: Opções de tratamento para melhorar a estética.

diastema 4

O que são diastemas?
São aberturas ou espaços entre os dentes. O local onde um diastema surge com maior frequência é nos dois dentes frontais da arcada superior, no entanto, pode aparecer entre outros dentes da boca. Muitos pacientes se incomodam esteticamente com esses espaços e buscam um cirurgião dentista para solucionar o problema.

Quais problemas estes espaços apresentam?
Dependendo da localização, trazem, além de complicações estéticas, riscos aumentados para o aparecimento de cáries dentárias e machucados na gengiva.

Quais são os tratamentos disponíveis para fechar meu diastema?
Diferentes técnicas podem ser utilizadas para o fechamento de diastemas:
1. tratamento ortodôntico (aparelho)
2. tratamento restaurador com resinas compostas (restauração)
3. tratamento restaurador com cerâmica odontológica (facetas/ lentes de contato)
4. tratamento restaurador com fragmentos cerâmicos
5. próteses em cerâmica

Quais as vantagens e desvantagens de cada tratamento?
Primeiramente, você deverá realizar uma consulta com seu dentista para avaliar suas necessidades individuais, possibilidade de tratamento para o seu caso, e principalmente, intenção de investimento, de tempo e custo, que tenha vontade e disposição em utilizar, pois cada um deles tem um custo e um tempo diferente. O dentista vai diagnosticar qual a causa do diastema, podendo estar relacionado com desproporção entre tamanho dos dentes e tamanho da arcada dentária, freio labial superior anormal, pressão da língua, consequência de hábitos deletérios como sucção de polegar ou chupeta, periodontite, etc.

O tratamento ortodôntico necessita de, em média, um ano de duração, envolvendo necessidade de exames de imagem, confecção de pasta ortodôntica e o pagamento de mensalidade. Porém costuma ser altamente eficaz, não necessitando de nenhum desgaste dos dentes.

As resinas compostas como opção para fechar os diastemas, necessitam de substituição e manutenção periódica (polimento) pois sofrem degradação no meio bucal com o passar do tempo, perdendo o brilho e podendo ter alteração de cor. Porém é um tratamento muito rápido, normalmente realizado em um única consulta, e possui o custo mais baixo dentre os tratamentos para este tipo de complicação estática. Mesmo com as limitações do material restaurador, o resultado estético costuma ser bastante satisfatório.

Já as cerâmicas odontológicas possuem boa estabilidade de cor com o passar dos anos, estética excelente, porém seu custo é mais alto devido à necessidade de confecção das peças em laboratório especializado e também custos clínicos envolvendo materiais de moldagem, moldes, fotografias e planejamento delicado. Muitas vezes necessitam de preparo dentário (desgaste) e confecção de restauração provisória, enquanto o protético produz as facetas em laboratório (forno de cerâmica). Em um segunda consulta, as facetas são cimentadas com cimento resinoso adesivo aos dentes. Para este tratamento, os dentes não podem apresentar muita destruição/restaurações extensas anteriores, pois há necessidade de haver bom suporte em estrutura dentária hígida para das sustentação à faceta cerâmica, já que sua melhor adesão se dá sobre o esmalte dentário.

Fragmentos cerâmicos são pequenas peças em cerâmica, e são versões parciais de facetas e lentes de contato dental em porcelana. Menores e mais delicados, são colados/cimentados apenas nas falhas de espaço entre os dentes, diferentemente das lentes e facetas, que recobrem toda a superfície dentária.

As próteses ou coroas toais são utilizadas em casos onde não há estrutura dentaária suficiente para suportar uma faceta ou restauração em resina. Neste caso, opta-se por colocação de pino estético (quando o canal está tratado) e coroa total, onde é realizado um preparo (desgaste) em toda extensão da coroa do dente para receber uma cobertura total.

Para qualquer tratamento, há a necessidade de radiografias clínicas para avaliar a estrutura dentária, presença de tratamento endodôntico (canal) e avaliar necessidade de clareamento prévio. Os resultados estéticos trazem muita satisfação ao paciente e grandes mudanças estéticas e de auto-estima.

Veja alguns exemplos de diastemas e tratamentos odontológicos:

diastema 1

diastema 3

diastema 4

diastema 5

 

 
Comentários

Nenhum comentário ainda.