Laser Para Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial
Pacientes com Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial normalmente chegam até o consultório após terem passado por diversos profissionais, como otorrino confundindo com dor de ouvido ou o neurologista devido crises de enxaqueca. Um exame orofacial criterioso deve ser realizado, avaliação da oclusão, hábitos parafuncionais, apertamento e rangimento, desgastes cervicais de abfração, de cúspides e perda de guias dentárias, necessidade de reposições dentárias, próteses mal ajustadas ou desgastadas, contatos prematuros, maloclusões, etc.
Um diagnóstico preciso possibilita o tratamento e determina as perspectivas de melhora que podemos oferecer ao paciente. Muitas dessas situações são tratadas com a minimização de sintomas, como por exemplo artites e artoses, doenças degenerativas, desgastes ósseos dos côndilos, alterações de forma e posição dos discos articulares. O exame clínico é auxiliado por exames de imagem, como ressonância magnética das ATMs. O tratamento, que quase sempre utiliza-se de placas oclusais miorrelaxantes, tem sido auxiliado por aplicações de Laser de baixa potência.
O Laser tem ótimos resultados em processos crônicos e também na fase aguda, reduzindo a dor pelo efeito analgésico e assim, permitindo melhor movimentação mandibular e abertura bucal. A Laserterapia acelera o reparo celular e atua na modulação da inflamação, tanto muscular, quanto de ligamentos, proporcionando o alívio dos sintomas já desde a primeira aplicação. Por esses benefícios, o Laser diminui a demanda por cirurgias e o uso de medicamentos, sendo um ótimo aliado aos tratamentos odontológicos convencionais.
------------
CD Renata Zago - CRO/RS 14 387
Promaxi - Clínica Odontológica